O Algarve é considerado por muitos o melhor destino de praia da Europa. Apesar disso pode fazer muito mais do que estender a sua toalha ao sol. O mar, a singularidade da paisagem, a natureza em estado puro, a cultura e a tradição, as gentes acolhedoras aliam-se para lhe proporcionar experiências únicas e diversificadas.
TAVIRA
O castelo e os muitos campanários das igrejas. O espelho de um rio onde se refletem casas e jardins. Os triângulos dos telhados de “tesoura”. Os horizontes de praia e de mar. Encantos de Tavira, cidade de arte e história, ponto de visita obrigatório no roteiro cultural do Algarve. Considerada por muitos como a cidade mais pitoresca do Algarve está dividida pelo rio Gilão, estando os dois lados da cidade unidos por uma ponte romana. Passeie pelas calmas e típicas ruas de calçada, pelas suas praças pitorescas, pelo antigo bairro histórico e depois siga para a frente ribeirinha para saborear as delícias gastronómicas dos muitos restaurantes da zona.
CASTRO MARIM
Castro Marim foi, durante milénios, porto de abrigo dos navios que subiam o Guadiana para recolher os metais, sobretudo o cobre, extraídos de minas de Alcoutim e Mértola. Situada entre duas colinas, em cada uma delas encontram-se os restos das fortificações da cidade; o Castelo de Castro Marim (que data do século X a XII) e o Forte de São Sebastião. Fora das muralhas, encontra-se a Reserva do Sapal, uma reserva natural nas salinas do estuário do Guadiana famosa por uma grande variedade de aves, incluindo cegonhas, palafitas de asas negras, flamingos e gaivotas de areia.
CACELA VELHA
Habitada pelos romanos, Cacela foi uma “villa” importante ligada à pesca e à salga de peixe, tendo esta última atividade legado vários tanques. No período de ocupação muçulmana tinha muralhas de defesa e após a reconquista cristã foi vila, com foral outorgado pelo rei D. Dinis, em 1283.Hoje, Cacela Velha é uma pequena povoação de agricultores e pescadores, de brancas casas térreas, de um magnífico miradouro sobre o mar e de vastos areais da Ria Formosa.Frente à histórica Cacela Velha os barcos de pescadores asseguram o transporte para a praia através do esteiro integrado na Ria Formosa. Areal a perder de vista!
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Situa-se junto ao rio Guadiana e é famosa pelo plano quadriculado da cidade. Para apreciá-lo é necessário passear pelas suas ruas. A Praça Marquês de Pombal está no coração da vila, de empedrado radiante a partir do obelisco. Nesta zona estão três dos principais elementos urbanos do séc. XVIII: a igreja, a Câmara Municipal e a antiga casa da guarda. Aqui pode apanhar o ferry para atravessar a fronteira até Ayamonte em Espanha, fazer uma viagem de um dia ao longo do rio para apreciar a bela paisagem local ou visitar a sua praia de águas calmas, protegida por dunas e vegetação rasteira e com um extenso areal.
ALCOUTIM
Alcoutim, apesar de ter perdido as muralhas que durante séculos a cercaram e algumas construções modernas, mantém nas suas ruas estreitas e íngremes o lado típico da atmosfera tranquila de uma vila serrana. Um passeio de alguns minutos leva à descoberta de singelas casas centenárias. Para terminar, importa descer até à beira-rio e saborear uns momentos de repouso, na companhia de uma bebida fresca, numa esplanada em frente à água, enquanto se aprecia o barco de pesca que regressa, os veleiros ancorados na pequena marina ou a povoação espanhola de São Lucas do Guadiana, na outra margem.